data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Anselmo Cunha (Diário)
Quem vai aproveitar o final de semana ou feriadão de Carnaval para se refrescar em um dos balneários da região, precisa ficar atento à condição das águas. No 9º boletim divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), quatro balneários do Estado foram classificados como condições impróprias para banho.
Ocupação de UTIs em Santa Maria segue em 82,9%
Durante o Verão, os laudos são anunciados todas as sextas-feiras. Dos quatro impróprios, trêsficam na região. O balneário Passo do Verde, em Santa Maria, e os balneário de Jacaquá e Poço das Pedras - Arroio Inhacundá, em São Francisco de Assis. Esta é a sexta semana consecutiva em que o Passo do Verde se encontra com essa classificação.
O quarto balneário impróprio para banho fica na cidade de São Lourenço do Sul, a Praia das Ondinas.
Os locais da região que no último levantamento foram considerados próprios para banho:
- Cacequi: Balneário São Simão - Rio Santa Maria
- Mata: Balneário de Mata - Rio Toropi
- Nova Palma: Balneários de Nova Palma - Rio Soturno
- Restinga Sêca: Balneário das Tunas - Rio Vacacaí
- Rosário do Sul: Praia das Areias Brancas - Rio Santa Maria
- São Vicente do Sul: Passo do Umbú - Rio Ibicuí
- Jaguari: Balneário Fernando Schilling - Rio Jaguari
- Santiago: Balneário Ernesto Alves
Os técnicos do Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam alertam que os veranistas procurem sempre locais que apresentam condição da água própria para o banho para evitar riscos à saúde. Outra orientação é não se banhar 24 horas após chuvas intensas, já que pode ocorrer carregamento de esgotos e resíduos para os cursos d'água, ocasionando picos de contaminação. Também é importante não tomar banho em canais pluviais, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados com esgoto doméstico.